Mix de Estampas

O mix de estampas na decoração é a aposta certeira do momento.
Com inspiração no universo da moda, combinações nada óbvias de estampas são capazes de revolucionar qualquer ambiente com muita sofisticação, desde o piso ao teto, passando pelos móveis e acessórios. Mais conhecida como composé, a mistura de estampas diferentes em um ambiente pode trazer um ar de modernidade e é boa estratégia para alegrar sua rotina. O toque de estampa, cor e vida quebra a monotonia da decoração. Geralmente a maior dificuldade é como comprar essas peças estampadas para combinar com o restante da decoração. Lembre-se de escolher pensando em um equilíbrio estético, para o mix de estampas não parecer um tanto exagerado e descontextualizado com o restante da decoração.
Veja dicas de como usar o mix de estampas na decoração e arrase no seu projeto!

- Não existe um numero exato de estampas que você pode misturar, porém o mais comum é o mix em três estampas. São diversas as opções, o uso de estampas como o xadrez, floral e listras são os queridinhos, mas você pode ousar um pouco mais e aderir outros estilos de estampas como animal print, geométricas, grafismos e etc.

- As estampas também podem “aumentar” ou “diminuir “ o espaço do ambiente. Como por exemplo, as listras, que da mesma forma que na moda, podem dar a sensação de amplitude na horizontal, e na vertical, a sensação de maior altura.

- Para ambientes pequenos as mais indicadas são as estampas pequenas, pois trará um efeito visual mais agradável. Ou aposte em elementos menores como almofadas, luminárias, tapetes, roupas de cama ou quadros estampados trazendo essa modernidade e cor em pequenos detalhes. Além disso, optar por objetos menores pode facilitar a troca da decoração com mais frequência.

- Uma forma de colocar essa tendência em prática são os papéis de parede estampados, que estão super em alta, e são parte fundamental deste estilo de decoração.

- Para não pesar no visual e montar uma decoração bonita, moderna e agradável, é preciso haver um equilíbrio entre as estampas. Quando se tem uma estampa maior, mais colorida e chamativa, combine com outras estampas mais discretas, harmonizando também com superfícies lisas e de cor única.

- O Animal Print costuma ser o vilão das estampas na decoração, pois pode causar a sensação de uma decoração exagerada. E para não pesar nesse estilo, você pode apostar no mix de estampas em animal print com a mesma tonalidade de cores em todas as estampas, e utilizar o plano de fundo neutro.

Não tenha medo de errar!
Pense sempre nas cores e combinações que não vão cansar seus olhos com facilidade. O importante é se sentir bem nesse ambiente.

Fonte: Casa Vogue e Blog Qcola