Ideias de divisórias de espaço para sua casa

Espaços integrados deixam a casa mais confortável porque promovem a interação e proporcionam uma sensação de maior amplitude, além de potencializar a ventilação natural. Mas determinados momentos e ocasiões pedem um pouco de privacidade. Nestas horas os espaços integrados apresentam uma desvantagem, se não dispõem de soluções para dividir ou separar os ambientes, como portas de correr, por exemplo. O ideal é desfrutar de espaços integrados, principalmente na área social, mas não abrir mão de soluções práticas para dividir os espaços, para os momentos em que a privacidade é necessária.

Confira a seguir ideias de divisórias de espaço para inspirar você a incrementar a flexibilidade e a privacidade da sua casa sem ter que arcar com os gastos e transtornos de uma obra.

1) Portas de correr
As portas de correr são soluções simples de executar e muito funcionais, permitindo que os ambientes sejam divididos e integrados com muita rapidez e praticidade.

2) Parede espelhada
A parede que divide os ambientes pode ser revestida de espelhos, que dão a sensação de amplitude e deixam o ambiente mais elegante. Os espelhos também tornaram a parede quase invisível, realçando a sensação de integração dos ambientes, mas mantendo uma separação parcial. 

3) Parede de cerâmica
Os chamados cobogós são feitos de material cerâmico e servem para delimitar os espaços sem obstruir a passagem da luz e do vento.

4) Estante como divisória
Uma ótima solução para separar os ambientes é através de móveis de marcenaria, que além de dividir também agrega funcionalidade, proporcionando mais espaço de armazenamento e nichos para os objetos decorativos.

5) Painel personalizado de madeira
Um painel personalizado feito de madeira garante a divisão da sala de estar da sala de jantar, agregando funcionalidade e personalidade ao ambiente. O painel pode ser o destaque da decoração e ganhar uma iluminação direta especial.

6) Portas de vidro
Se a separação visa apenas ao isolamento acústico, para que o barulho da sala de Tv não perturbe os demais ambientes, utilize portas de vidro, mantendo assim a integração visual e a propagação da luz natural. 

7) Cortina
As cortinas também podem ser empregadas como divisórias, para delimitar espaços e garantir a privacidade, mas com o máximo de flexibilidade. Quanto mais opaca maior será o nível de privacidade proporcionado pela cortina. Também é possível ousar na escolha de cores e estampas.

8) Venezianas
As venezianas articuladas permitem o isolamento, agregando flexibilidade e funcionalidade ao ambiente.

9) Biombo
Biombos são opções simples para a divisão dos espaços e funcionam muito bem em suítes, para separar a área de dormir da área de estar ou do closet. 

10) Plantas
As plantas também são uma boa solução para separar ambientes, podendo ser colocadas em espaços de circulação, como corredores e hall, para delimitar o espaço, proporcionando relativa privacidade, ao obstruir a vista, dependendo do tipo de planta e do seu arranjo.
 
Fonte: Homify