Melhores cores para pintura de quarto

A casa é um ambiente compartilhado por todos, mas o quarto é o lugar o mais íntimo e pessoal de cada um. Na hora de decorar, o estilo e as vontades de cada são essenciais na escolha dos traços e objetos que vão compor o ambiente.

No quesito pintura, não é diferente, entretanto especialistas dão dicas de como escolher a melhor cor para esse espaço, de acordo com as suas necessidades individuais.

Começando pelas escolhas mais tradicionais de pintura, temos o preto e o branco. Ambientes brancos geralmente remetem tranquilidade e conforto, mas é preciso estar atento aos tons de branco, tintas puras demais podem trazer certa sensação de sufoco devido ao brilho extremo da cor. Já o preto, ou tons mais escuros, são uma boa opção para quem busca boas noites de sono, isso porque a escuridão ajuda a manter o ciclo de sono regulado, além do ambiente continuar escuro mesmo à luz do dia.

Uma maneira de utilizar essas duas cores é através da combinação, ambientes preto e branco são uma opção para quem busca um equilíbrio na luminosidade de forma dinâmica. Ou através da fusão, o cinza é uma cor essencial para aqueles que buscam compor um ambiente neutro. Tons mais frios de cinza são atemporais, ou seja, não pede atualizações e se adaptam a todas as cores que forem incorporadas ao ambiente através dos móveis e objetos de decoração.

Para aqueles que preferem apostar em paletas de cores, a dica é escolher cores que te trazem sensação de conforto, comodidade, bem-estar e suavizar através dos diversos tipos de tom. Cores como azul, amarelo, verde, quando usados em tons mais leves são escolhas ideais para criar uma atmosfera tranquila e agradável para seu recanto.

No fim, a decisão final sempre conta com o bom senso e gosto pessoal de cada um, mas ter uma direção do que deve, não se deve fazer, já é um bom começo.