Decoração Nórdica

Já faz algum tempo que a estética típica dos países do norte da Europa, mais precisamente Dinamarca, Suécia e Noruega, tem atraído admiradores pelo mundo. Como o frio predomina nessas regiões, as casas se tornam verdadeiros “ninhos”, onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Ambientes decorados com cores claras ou com tons pastel são características marcantes desse estilo. Além disso, as texturas com toque suave, linhas e silhuetas simples, plantas e flores também contribuem para deixar os espaços ainda mais acolhedores e charmosos.

Confira como aplicar a decoração em cada ambiente:

1) Hall de entrada
Costumam ser clean e cuidadosamente mobiliados. Alguns ganchos para colocarmos o essencial, como bolsas, chaves, guarda-chuvas e casacos, são ótimas opções. Um aparador ou uma cômoda branquinha, que passem despercebidos no ambiente também são interessantes!

2) Sala
O branco nas paredes é quase uma unanimidade, que faz da sala escandinava um ambiente mais fresco e iluminado, além de funcionar como uma tela para abusarmos de objetos de arte, plantas e iluminação. Toques em madeira, tons terrosos e tecidos naturais ajudam no conforto e deixam tudo mais estiloso.

3) Cozinha
Alguns itens transformam qualquer cozinha em uma linda cozinha escandinava, como: poucas prateleiras, tons de madeira, armários e paredes brancas, torneiras com um desenho interessante e alguns pendentes na iluminação ajudam nessa identidade visual.
 
4) Sala de Jantar
São os detalhes que fazem a diferença em uma sala de jantar escandinava. Uma mesa simples com cadeiras bem diferentes. Algum quadro na parede e pendentes sobre a mesa também são muito bem-vindos, sem esquecermos das plantinhas. A simplicidade, aqui, cria um ambiente agradável para a boa comida e boas companhias.
 
5) Quarto
Os quartos tendem a ser espaços mais aconchegantes e essa característica encaixa-se como uma luva no estilo escandinavo. Janelas grandes para dar entrada a bastante luz natural é quase um pré-requisito. Cama com lençóis em linho, colchas em lã e algum tecido natural em algodão ajudam no charme do espaço. Piso em madeira e uma simples mesa de cabeceira já são suficientes para aproveitar e relaxar no seu quarto escandinavo.

Fonte: Casa Vogue