Norte Design

Dica

Dica sobre o cimento queimado

O cimento queimado é responsável por deixar os cômodos com um ar rústico, estiloso e elegante. Seu baixo custo comparado ao de outros revestimentos também é um fator que favorece essa escolha, popularizando o material, que é versátil e pode ser aplicado tanto no piso como nas paredes, além de poder ser colocado em cubas, banheiras, mesas, bancadas. Sua composição feita com nada mais do que cimento, areia e água justifica preço, e por ter uma cor neutra e ser bem simples, o cimento queimado vai bem com qualquer tipo de decoração, desde a mais despojada até a mais clássica.
O arquiteto Italo Priore dá dicas de como harmonizar o cimento em diferentes ambientes da casa ou apartamento.

Salas com cimento queimado:
“Na sala, pode-se usar e abusar da criatividade e imaginação, já que esse costuma ser um ambiente com muitos móveis em sua composição. Se o cimento estiver na parede da televisão, usar um rack bem colorido ou de madeira completa a decoração. Já para o mobiliário, as cores fortes também têm vez: laranja, azul e verde são cores que dão um contraste bem interessante com o cimento.
Quartos:
Se o morador for utilizar o cimento queimado no quarto, é melhor que opte por aplicá-lo nas paredes, pois o piso com esse tipo de revestimento pode deixar o ambiente muito frio, atrapalhando a sensação de aconchego que o cômodo pede. Quando aplicado nas paredes, pode ser feito de diferentes formas: em uma parede só ou em todas, depende do gosto do morador. O mais interessante nesse ambiente é brincar com quadros e cores.
Cozinha:
É bem comum que o revestimento seja combinado com ladrilhos hidráulicos, o que dá um toque bem bacana e charmoso ao ambiente.
Banheiro:
No banheiro o único local que o arquiteto não indica a aplicação do cimento é dentro do box, por ser muito liso pode ser que não fique muito seguro. O bacana no banheiro é manter a claridade, por isso, optar por revestimentos mais claros para compor com o cimento queimado é uma boa solução.”