Norte Design

Terrário

Terrário

Quando pensamos em decoração verde, ou formas de trazer aspectos da natureza para dentro de nossas casas, geralmente pensamos em hortas, jardins e etc. Mas o que pouco se sabe, é que existem outras formas de construir pequenos jardins que não precisam de muitos cuidados ou técnicas, esses pequenos jardins são os chamados terrários. Mas afinal, o que é um terrário?

Um terrário não é nada mais do que um miniecossistema fechado autossustentável, em que as plantas fazem a fotossíntese dentro de um vidro, e podem ser divididos em duas categorias: aberto ou fechado. Os terrários fechados são para plantas que necessitam de umidade e sombra, já os abertos, os mais conhecidos, funciona como um minijardim e geralmente é regado a cada 20 dias.

Como montar:
1- Você vai precisar de: recipiente de vidro ou acrílico (usamos um aquário com 18 cm de altura); minissuculentas (nossa seleção inclui carpete-dourado, aortia, orelha-de-gato, planta-pérola e echevéria); pedriscos; terra vegetal; pá de jardinagem.
2- Comece formando uma camada de pedriscos no fundo do recipiente.
3- Coloque terra vegetal suficiente para cobrir todos os torrões das mudas.
4- Plante as minissuculentas deixando intervalos de 2 cm entre elas. Tome cuidado para não danificar as raízes. A fim de montar uma bela composição, a dica é combinar espécies de diferentes tamanhos e formatos.
5- Ajuste a quantidade de terra e pedrinhas se necessário.

Além do aspecto decorativo, montar terrários são uma ótima atividade terapêutica para pessoas de todas as idades, e uma forma maravilhosa de exercitar a criatividade. Agora que você já sabe como montar, que tal tentar em sua casa?