Norte Design

Música

Música como decoração

A música é forma de expressão, de arte, de entretenimento e também pode ser uma forma de decoração. A decoração musical é tão rica e composta de tantos elementos diferentes, e ainda assim não é tanto explorada. Confira algumas dicas e cuidados que devem ser tomados ao montar uma sala de musica. 


Primeiramente, é preciso que haja uma diferenciação entre três perfis pessoais na hora de pensar a decoração. Há três tipos de sujeitos: O compositor, o instrumentista e o colecionador. Entender o perfil e as necessidades de cada um é primordial para que se possa montar um ambiente estilístico, funcional e que atenda perfeitamente as necessidades de cada um desses individuos.


Para o compositor, o mais importante é criar um ambiente tranquilo e confortável para que ele possa exercitar suas capacidades, um ambiente calmo, acolhedor e aonde seja possível expressar sua criatividade. Nesse sentido, o foco se dá em bancadas, poltronas e mobílias confortáveis, além de tecnologias e equipamentos de gravação.




Para o instrumentista, o ambiente também é vital. Buscando um lugar espaçoso, confortável, com uma acústica condizente com as necessidades de seus instrumentos e com a atenção de que o espaço para ensaios seja amplo, uma vez que nem sempre esse espaço será utilizado por ele sozinho. Logo, a atenção se dá aos espaços de ensaio e os de armazenamento, uma vez que alguns instrumentos requerem cuidados especiais. Uma boa dica, são ganchos de parede, prateleiras e afins, uma vez que além de servirem de depósito para os instrumentos, são uma forma criativa de usá-los para exposição e decoração.


Por fim, temos o colecionador. É para este indivíduo que os apelos estéticos são mais importantes, cada canto é pensado para além de apenas por sua funcionalidade. Por ser um amante da arte, demonstra seu apreço através da coleção dos mais diversos itens, sejam eles, cd’s, dvd’s, vinis, livros, instrumentos, cartazes, objetos, entre outros. O importante é se ater aos pontos de organização, como estantes, prateleiras, e organizadores, e também criar atmosferas dentro desse mesmo ambiente, como por exemplo, um canto para audição, e outro pra leitura, estando bem atento aos pontos de iluminação do
lugar.