Mini Horta

As rotinas das grandes cidades, geralmente, não dão muito espaço e abertura para cultura verde. Mas isso não precisa ser regra. Um novo fenômeno tem ganhado destaque dentro dos lares brasileiros, a cultura das Mini Hortas.

O que são mini – hortas?
Se antes a cultura de fast-food e a alimentação tinha um maior foco na praticidade, hoje em dia há uma certa mudança nesse sentido. Cada vez mais as pessoas buscam uma alimentação mais saudável e responsável, e as mini – hortas surgem dessa preocupação. Como o próprio nome já sugere, é trazer a cultura agrícola das hortas para um aspecto mini, ou seja, pequenas plantações de sementes, hortaliças e grãos dentro do seu lar.

Montar uma mini horta não é tão caro, nem tão trabalhoso como se imagina, e é possível cultivá-la mesmo em espaços reduzidos como áreas de serviço, varandas, jardineiras, ou até naquele cantinho da cozinha. Confira abaixo dicas de como fazer sua própria mini horta:

1- Garrafas Pet: Apesar de não ser a solução esteticamente mais bonita, é uma das mais práticas, baratas e sustentáveis. As garrafas servem como recipientes e podem ser usadas, penduradas ou como estruturas fixas.
2- Vasos: São os recipientes mais usados. O diferencial é utilizá-los em hortas verticais, ou estantes, com muita criatividade, se utilizando de cores e a criatividade para dar uma nova cara a esses tradicionais objetos.
3- Caixas: Caixas de madeiras, pallets, comumente conhecidas no transporte e armazenamento de produtos em feiras também são uma opção. A caixa pode ser utilizada tanto na horizontal, quanto na vertical, e por ser maiores permitem o cultivo de verduras e legumes.
4- Latas: É possível fazer uso daquela lata que não utilizamos mais. Primeiro, faça um furo no fundo da lata para que a água possa escoar, depois é só colocar a areia, a semente, e seguir os rituais de plantação necessários para o que você escolheu plantar. As latas também podem servir para guardar objetos e utensílios. Solte a criatividade na hora de decorá-las.

Não tem mistério. Utilizando-se de objetos do seu dia a dia, ou materiais específicos de jardinagem, é possível criar uma mini horta funcional, possibilitando uma alimentação prática e saudável, além de dar um toque a mais na decoração do seu lar.